quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Divisões das Ciências Sociais

Introdução :

A palavra "sociologia" foi criada por Augusto Comte, ele criou com a intenção de que familiares, a realeza, as propriedades e o governo, fossem estudados. E essa teoria deveria ser considerada tanto nas sociedades ocidentais e também nas não ocidentais, nas contemporâneas e nas antigas.
Nessa parte da Sociologia deixa um pouco mais de lado a religião, cultura e etc. Pois se foca mais nas Ciências Sociais para designar 3 grandes areas do mundo social: Antropologia, a Ciência Política e Sociologia.
                                                 Augusto Comte.

Antropologia : 

A antropologia surgiu com o estudos das sociedades tribais (grupos pequenos sem muita organização). Exemplo: os indígenas das Américas e tribos africanas.
Nessa sociedade foi estudado as relações de parentesco, mitos, estruturas linguísticas e etc. E foi influenciado pela organização social.
Sociedades Complexas: São aquelas que apresentam muitos princípios e elementos de organização, e populações relativamentes maiores (com centenas de pessoas.

                      Sociedades tribais.

Ciência Política :

O seu objeto de pesquisa é a Política em geral (relações do poder).
Aonde mais se desenvolveu a ciência política, foi nos Estados Unidos, a partir do fim da primeira Guerra Mundial e ainda mais depois da segunda Guerra Mundial, e então, a Ciência Política se desenvolveu e ganhou uma grande importância: O estudo das Relações Internacionais.
Em pesquisas a ciência política é a disciplina que mais recorre a questionários, revistas e etc.

                                         

Sociologia:

A especialidade Sociologia é a mais antiga das três Ciências Sociais. Ela buscava explicar a totalidade da sociedade (como a sociedade funciona, como ela e seus elementos se modificam com o tempo).
Depois de um tempo a Sociologia passou a estudar a estrutura e o funcionamento de certas sociedades, como: relacionamentos entre si, valores,  ideias e etc.
                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário